quarta-feira, 9 de outubro de 2013

DHARMA

"Dharma é a natureza interna que atingiu em cada homem certo estágio de desenvolvimento e expressão e a lei do próximo estágio de seu desenvolvimento". É esta natureza interna que modela a vida exterior, que é expressa por pensamentos, palavras e atos, a natureza interna que nasce no ambiente propício para seu crescimento prosseguir. A primeira idéia a compreendermos é que o Dharma não é uma coisa externa, como a lei, a retidão, a religião ou a justiça. É a lei da vida em desdobramento, que modela tudo em seu redor para a expressão de si mesmo, a natureza interna de uma coisa em qualquer estágio dado da evolução, 
Meu Dharma é o estágio de evolução que minha natureza atingiu ao desenvolver a semente de vida divina que é eu mesmo, mais a lei da vida de acordo com a qual a próxima etapa deve ser seguida por mim. Isso pertence a este eu separado. Devo conhecer o estágio de meu crescimento, e devo conhecer a lei que me possibilitará crescer mais; assim passo a conhecer meu Dharma, e seguindo este Dharma eu me encaminho para a perfeição. 
Assim as diferenças são necessárias para nossa consciência condicionada. Pensamos através das diferenças, sentimos através das diferenças, e conhecemos através das diferenças. Somente através delas é que sabemos que somos pessoas vivas e pensantes. A unidade não causa impressão alguma na consciência. As diferenças e diversidades são as coisas que tornam possível o crescimento da consciência. A consciência não-condicionada está além do alcance de nosso pensamento. Só podemos pensar dentro dos limites do separado e do condicionado.

Nenhum comentário: