quinta-feira, 28 de julho de 2011

OS PRINCIPIOS HERMÉTICOS

Muito se tem falado em princípios herméticos ou filosofia hermética e nesta noite gostaria de compartilhar com todos um pouco deste conhecimento.
Tive o primeiro contato com estes princípios no livro O CAIBALION, escrito por quem se autodenomina Os Três Iniciados. Trata-se de uma compilação dos ensinamentos, que formam a base de toda a magia, de todo o universo perceptível e imperceptível aos nossos sentidos. Estes ensinamentos vieram do Antigo Egito, por meio de Hermes Trismegisto, que talvez seja o primeiro dos Avatares a aportar neste planeta.
Quem foi Hermes?  A sua apresentação se dá no próprio livro, cujo parágrafo transcrevo agora:
Entre os Grandes Mestres do antigo Egito, existiu um que eles proclamavam como o Mestre dos Mestres. Este homem, se é que foi verdadeiramente um homem, viveu no Egito na mais remota antiguidade. Ele foi conhecido sob o nome de Hermes Trismegisto. Foi o pai da Ciência Oculta, o fundador da Astrologia, o descobridor da Alquimia. Os detalhes da sua vida se perderam devido ao imenso espaço de tempo, que é de milhares de anos, e apesar de muitos países antigos disputarem entre si a honra de ter sido a sua pátria. A data da sua existência no Egito, na sua última encarnação neste planeta, não é conhecida agora, mas foi fixada nos primeiros tempos das mais remotas dinastias do Egito, muito antes do tempo de Moisés
 As melhores autoridades consideram-no como contemporâneo de Abraão, e algumas tradições judaicas dizem claramente que Abraão adquiriu uma parte do seu conhecimento místico do próprio Hermes. Depois de ter passado muitos anos da sua partida deste plano de existência (a tradição afirma que viveu trezentos anos) os egípcios deificaram Hermes e fizeram dele um dos seus deuses sob o nome de Thoth. Anos depois os povos da Antiga Grécia também o deificaram com o nome de Hermes, o Deus da Sabedoria. Os egípcios reverenciaram por muitos séculos a sua memória, denominando-o o mensageiro dos Deuses, e ajuntando-lhe como distintivo o seu antigo título Trismegisto, que significa o três vezes grande, o grande entre os grandes.
A palavra hermética, literalmente, significa vedado, misterioso. Estamos falando de conhecimento fechado ou conhecimento secreto distribuído apenas para poucos escolhidos.
Os Princípios da Verdade são Sete; aquele que os conhece perfeitamente possui a Chave Mágica, com a qual todas as Portas do Templo podem ser abertas completamente.
(O Caibalion)
1. O PRINCÍPIO DO MENTALISMO - enunciado -
                 “OTODO É MENTE; o Universo é Mental”.
Este Princípio explica que tudo é Mental, que O TODO é espírito, é incognoscível, isto é, que não se pode conhecer, é indefinível em si mesmo, mas pode ser considerado como uma mente vivente infinita e universal. Ensina também que todo o mundo fenomenal ou universo é simplesmente uma Criação Mental do TODO, sujeita às Leis das Coisas criadas, e que o universo, como um todo, em suas partes ou unidades, tem sua existência na mente do TODO, em cuja Mente vivemos, movemos e temos a nossa existência.
Este princípio explica a verdadeira natureza da Força, da Energia e da Matéria, como e por que todas elas são subordinadas ao Domínio da Mente. Um velho Mestre hermético escreveu, há muito tempo: "Aquele que compreende a verdade da Natureza Mental do Universo está bem avançado no Caminho do Domínio.” Microcosmo o poder da nossa mente. A mente e o pensamento regem nossa vida.
2. O PRINCÍPIO DA CORRESPONDÊNCIA
          “O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima”.
Esse princípio nos diz que tudo o que existe no Universo tem uma correspondência. Esse princípio é uma Lei Universal. Há diversos planos de existência fora do nosso conhecimento e quando aplicamos este princípio passamos a ter compreensão, partindo do Conhecido para o Desconhecido.
Diz no livro “O Caibalion”: Estudando a Mônada, podemos chegar a conhecer o Arcanjo.
Quando praticamos o ritual na Maçonaria com todos os instrumentos necessários, podemos dizer que estamos fazendo uma correspondência – do plano material/físico para planos mais sutis, onde outras inteligências atuam com o mesmo objetivo: crescimento espiritual.
3. O PRINCÍPIO DE VIBRAÇÃO
                             “Nada está parado; tudo se move; tudo vibra”.
Este princípio nos explica que tudo no nosso Universo está em constante movimento, isto é, em constante evolução. Este princípio é facilmente compreensível, pois a ciência moderna já o confirmou através de suas observações e descobertas.
 O Caibalion explica que as diferenças entre as diversas manifestações de Matéria, Energia, Mente e Espírito, resultam das ordens variáveis de Vibração. "Desde O TODO, que é puro Espírito, até a forma mais grosseira de Matéria, tudo está em vibração. Quanto mais elevada for a vibração, tanto mais elevada será a posição na escala".
O poder do princípio da vibração vem não somente da compreensão de que a matéria física está sempre vibrando, mas de que tudo está vibrando, inclusive o não físico. Na verdade, as diferenças entre matéria, energia e espírito são vibrações diferentes. Nossos pensamentos, nossas emoções, nossas palavras são vibrações. Nós emitimos e absorvemos vibrações de outros indivíduos e ambientes, então nos sintonizamos com as mesmas energias que vibramos. Se mudarmos a vibração dos nossos pensamentos, logo iremos atrair outro tipo de vibração.
4. O PRINCÍPIO DE POLARIDADE
                   “Tudo é Duplo; tudo tem pólos; tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias-verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados".
Este Princípio encerra a verdade: tudo é Duplo; tudo tem dois pólos; tudo tem o seu oposto, tudo é dual. Simples e ao mesmo tempo complexo, e contém o axioma hermético dos opostos, ou seja, dos pólos que regem toda a vida manifestada tal como nós a conhecemos.
O Princípio de Polaridade explica, por exemplo, que Luz e Obscuridade são a mesma coisa, manifestada em variações e graus diferentes, os opostos.
Explica, também, que o Amor e o Ódio são dois estados mentais em aparência totalmente diferentes, mas em realidade iguais, pois exprimem somente o mesmo sentimento em graus diferentes.
Com o profundo conhecimento deste princípio o estudante poderá modificar a sua própria Polaridade, assim como a dos outros, transformando Ódio em Amor, Raiva em Perdão, Tristeza em Alegria. Basta usar o poder da Vontade, reeducando e vigiando a mente, mudando a vibração, enfim fazendo a transmutação mental.
5. O PRINCÍPIO DO RITMO
               “Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta em oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação.”
Este princípio encerra a verdade que tudo há um movimento de um lado a outro, um fluxo e refluxo, um movimento para frente e para trás, para cima e para baixo, como um grande pêndulo, que se manifesta nos três planos, a saber: o físico, o mental e o espiritual.
Para respirarmos precisamos inspirar e expirar, para fazer a digestão o estômago precisa realizar movimentos peristálticos para a descida do bolo alimentar.O ritmo dos batimentos cardíacos.
 Tudo no Universo se manifesta através de ciclos, tudo chega ao seu ponto máximo e logo começa sua vibração para baixo. O ciclo menstrual, as fases da lua, as estações do ano, a infância, a adolescência, a maturidade e a velhice. Todas as coisas nascem, crescem e morrem.
Tudo está em movimento desde o átomo até os planetas que compõem o Universo.
Vivemos na roda de sansara que nos leva ao fluxo incessante de renascimentos na matéria. Significado da carta 10 do tarot - roda da fortuna - onde nos leva para cima e encontramos o ponto máximo de vibração, alegria, bem estar, felicidade e também nos leva para baixo onde as dores e sofrimentos são o exercício necessário para  o crescimento espiritual.
Mas quando começamos a compreender esse maravilhoso princípio, podemos, com algum trabalho, encontrar a Chave Mestra dentro de nós. Essa Chave nos permitirá encontrar uma forma de dominar esses movimentos inconscientes de emoções e fases, e com o despertar e o desenvolvimento de nossa consciência, podemos evitar sermos levados por esses fluxos da vida. Não podemos anular este princípio, mas neutralizar, ou seja, dominar os efeitos deste ritmo.
Sabe como? A Lei da Neutralização funciona mais ou menos assim: Elevamos-nos e deixamos a "sujeira" passar por debaixo de nós. Dessa forma, a consciência não é atingida, há uma recusa e uma negação em participar da vibração descendente.
6. O PRINCÍPIO DE CAUSA E EFEITO
                       “Toda Causa tem seu Efeito, todo o Efeito tem sua Causa; tudo acontece de acordo com a lei; o acaso é simplesmente um nome dado a uma lei não reconhecida; a muitos planos de causalidade, porém nada escapa a lei.”
Este princípio fala de uma lei maior que rege todo o Universo: a Lei de Causa e Efeito.
Tudo nesta vida e todos nós estamos enredados pelas tramas dessa Grande Lei. Nada acontece por acaso, podemos não ter consciência ou não ter explicação porque estamos vivenciando certa situação, mas teremos a certeza que é o efeito de outras ações, seja nesta ou em outra vida.
Tudo o que você faz, pensa, sente, toda ação e reação desencadeada por nossos pensamentos, atitudes e sentimentos, provocam uma resposta conseqüente e subseqüente, que nos atingirá um dia, positivamente ou negativamente.
7. O PRINCÍPIO DO GÊNERO
          “O Gênero está em tudo; tudo tem o seu princípio masculino e o seu princípio feminino; o gênero se manifesta em todos os planos.”
Este princípio encerra a verdade que o gênero se manifesta em tudo. No plano físico, mental ou no espiritual os princípios femininos e masculinos sempre estão em ação.
 No plano físico este princípio se manifesta como sexo, nos planos superiores toma outras formas de manifestações, mas sempre seguindo este Princípio. Todas as coisas e todas as pessoas contêm em si os dois elementos; masculino e feminino.
 O termo chinês yin-yang considera essa idéia a base para o equilíbrio, tanto em sua característica criativa como objetiva. O nosso anima (poder feminino) e o animus (poder masculino) devem estar sempre em harmonia.

Trabalho apresentado pela Ir.'. 2ª Vig.'. na sessão de 27-07-2011 

Nenhum comentário: