sexta-feira, 7 de outubro de 2016

TEMPLO E LOJA


       A diferença entre Templo e Loja na maçonaria, parece a princípio uma questão simples. Como dito no Manual de Instruções Maçônicas do  Aprendiz, Templo é o lugar onde se realizam os trabalhos maçônicos e onde se reúne a Loja, que é a manifestação do Logos ou verbo, individualizado em cada um de seus componentes e generalizado ou “universalizado”, harmonicamente, no conjunto. Neste mesmo texto há o alerta de não se confundir Templo e Loja. Templo é o prédio, o lugar físico no qual se reúnem os membros de uma Loja. Loja é o conjunto dos maçons que se reúnem no Templo, em recinto consagrado aos seus trabalhos. De uma maneira direta e metafórica acho que se poderia dizer que Templo é o corpo e Loja a alma e a mente. Mas a relação entre as duas definições é mais profunda e complexa. Rica em sua descrição e elaboração, a simbologia do Templo é forte e com propósitos significativos e divinos,  tão magística e cuidadosamente proposital, seu entrelaçamento e simbiose com a Loja são tão profundos que não se resume a uma simples definição de que um é o espaço e o outro a idéia, é muito mais do que isso.

       O Templo reproduz simbolicamente, quatro esferas ou mundos: 
1.  Mundo das emanações. Plano divino. Esfera intelectual. Corresponde ao Oriente do
Templo
2.  Mundo da criação. Plano astral superior. Esfera da alma racional. Correspondente, no
Templo, à metade da área, que vai do oriente ao altar do 2º Vigilante.
3.  Mundo da formação. Plano astral inferior. Esfera da alma vital. Corresponde, no
Templo, à metade inferior de sua área, que vai do altar do 2º Vigilante à porta entre
colunas.
4.  Mundo físico, dos fenômenos. Esfera da natureza formal, plástica e do corpo.
Corresponde, no Templo, ao vestíbulo ou sala dos Passos Perdidos, e ao mundo
profano. 

       É no Templo que o Aprendiz passa a trabalhar, desde que se emancipou do mundo formal ou dos fenômenos; emancipação simbolicamente representada pela morte do profano no quarto das reflexões e seu renascimento iniciático na Loja.
       A beleza dos ornamentos e símbolos do Templo é poderosa e impactante, cada Templo tem suas particularidades e identidade únicas, mas alguns objetos e emblemas são universais, como os altares, as jóias fixas e móveis, os candelabros, as colunas, o mar de bronze, o livro da lei, entre outros.  Na história da maçonaria, aprendemos que Lojas já foram realizadas a céu aberto, em sótãos secretos, escondidos detrás de espaços concedidos pelos nazistas às missas cristãs em campos de concentração. Nesses lugares, obviamente não havia a possibilidade da reprodução ou aproximação visual e física do Templo de Salomão, mas nos corações, mentes e almas de seus membros com certeza se construía um Templo majestoso e sagrado, consagrado à Glória do Grande Arquiteto do
Universo e se efetivava uma verdadeira Loja, forte e unida.
       Em opontodentrodocirculo,  há  a  referência  à  chamada  Técnica  Expositiva  de  ensino,  que corresponde  à  aplicação  do  Método  Dedutivo  lógico,  verbalizado  ou  com  uso  de audiovisuais, e a proposta de  um exercício de   sete  frases  relacionadas ao  tema Templo e Loja:
       O Templo é um caderno, a Loja um lápis.
       No Templo estamos parados, na Loja em movimento.
       Do Templo falamos, da Loja ouvimos.
       O Templo é pequeno, a Loja é grande.
       O Templo tem um nível, a Loja um prumo.
       O Templo tem forma limitada, a Loja ilimitada.
       O Templo protegemos, a Loja nos protege.
       O escritor do texto questiona o que  pensamos a respeito dessa leitura e como reagiríamos a seguinte  frase: “O Templo é profano e a Loja sagrada”. Também convida a reflexão  outra frase do mesmo texto: “Combatemos  os Vícios  nos Templos  e  aprendemos  a Virtude  nas Lojas”. Realmente a distinção entre Templo e Loja é clara, mas a relação de entrelaçamento entre os dois também é forte verdadeira  e mesmo com uma sensação de certa superioridade em  importância ao que a Loja significa, o Templo é seu caminho e sua morada, seu esteio sagrado e por  isso poderoso, magistral e edificante. Somos alma e estamos corpóreos e por semelhança somos a Loja e estamos no Templo.
       Concluo, como um  simples aprendiz em  seus primeiros passos, que ambos  são  sagrados e que  a diferença  é que um  é perene,  como os próprios Sol  e Terra,  a outra  é  eterna,  como Deus e suas chispas divinas, não morre nem se degrada no  tempo espaço. Templo é corpo vivo, Loja é Verbo divino. 
                        Or.·. de Porto Alegre, 14 de Setembro de 2016  da   E.·. V.·.
                                                     Luís Fernando
                                                        Apr.·. M.·.

Bibliografia:
Manual de Instruções Maçônicas de Aprendiz. Edgar Menna Barreto.
opontodentrodocirculo.wordpress.com



Nenhum comentário: