domingo, 1 de setembro de 2013

A IMPORTÂNCIA DOS RITOS, CERIMÔNIAS E CONJURAS

PERGUNTA: - Que é o conjuro em magia?
RAMATÍS: - O conjuro é a imprecação mágica (AMALDIÇOAMENTO) que os feiticeiros fazem, cabalisticamente, a fim de obrigar uma entidade espiritual a manifestar-se para cumprir um serviço ou assumir certa responsabilidade no mundo astral... .satisfeito o pedido ou feito o serviço, o primeiro fica vinculado ao "sócio", para retribuí-lo em vida, ou mesmo depois de desencarnado. Lembra a velha lenda do homem que vende a alma ao Diabo, pois o enfeitiçamento só produz êxito quando consegue a colaboração eficiente e decisiva de espíritos desencarnados e entendidos no assunto.
O conjuro é um compromisso severo, pois nesta operação cabalística o evocador associa-se a entes invisíveis, cujo poder e intenções ele quase sempre ignora. Por isso, aqui, no Espaço, vagueiam e arrastam-se milhões de seres tolos, imprudentes e escravizados aos mais espertos, aos quais se vinculam quando encarnados, a fim de praticarem malefícios e imprudências com o auxílio diabólico...
PERGUNTA: - E a evocação?
RAMATÍS: - É uma operação de magia cerimonial, na qual o evocador roga à entidade, geralmente de estirpe superior, para comparecer, sem cogitar de qualquer compromisso recíproco ou de interesse material, como é o caso do conjuro. Enquanto o rito para o conjuro já significa um início de negócio e conseqüente compromisso do encarnado em troca de favores menos dignos dos peritos das sombras, a evocação é mais um convite ou apelo a entidades amigas e benfeitoras, que comparecem espontaneamente e sem qualquer vínculo ou obrigação posterior. Enquanto o conjuro é operação tradicional, que atrai os "negociantes" desencarnados sob um vínculo recíproco ou chamado para a consecução de serviços de caráter inferior, a evocação pode ser feita a qualquer entidade, guia ou santo, que se apresentam sem preocupação de ligações subversivas.
PERGUNTA: - Há alguma diferença entre a evocação através de um cerimonial adrede preparado, como faziam os magos antigos, e a evocação mental dos espíritas?
RAMATÍS: - Indubitavelmente, a diferença é muito grande, pois na evocação através da magia cerimonial tudo é feito de modo a identificar o espírito evocado. Por isso, havia o rito de limpeza fluídica, o uso de roupagens imaculadas e defumadas com alfazema, além do asseio corporal com ervas odorantes. Fazia-se a "ionização" ou dinamização etérica do ambiente, em conjugação com a harmonia mental dos presentes e o recitativo vibrante de "mantras" eletivos ao padrão espiritual da entidade evocada, quer fosse um guia, anjo, santo ou espírito familiar.
O ambiente da evocação é preparado de modo a evitar-se qualquer influência mortificante aos espíritos evocados, os quais são sempre de melhor estirpe sideral que os evocadores. Tudo é feito impregnado do mais santo recolhimento, considerado, de antemão, uma graça divina. O respeito hierárquico, aliado ao sentimento de júbilo pelo acontecimento tão incomum, produz uma atmosfera de vibrações eletivas a espíritos de alta envergadura espiritual. Jamais se assemelham labores tão nobres, com certas evocações espiritistas e umbandísticas atuais, em que os evocadores irreverentes, sádicos e céticos não passam de legistas zombeteiros afrontando os comunicantes numa autópsia incrédula
PERGUNTA: - Mas não seria superstição e excentricidade cercarmos as evocações de entidades superiores de ritos infantis?
RAMATÍS: - Evidentemente, estamos comentando o motivo dos ritos e cerimônias que os magos mobilizavam para o sucesso de suas evocações fatigantes, mas firmadas nas mais sacrossantas intenções. Criar condições higiênicas e agradáveis para as evocações de entidades superiores é tão natural e sensato como a atitude do cidadão do mundo, que limpa a sua casa e veste roupa asseada para receber o hóspede excepcional. Melhorar o ambiente para a mais fácil identificação dos "mortos" que se comunicam, embora sejam mais importantes as suas idéias do que a personalidade, isso não é curiosidade nem exotismo, mas um modo técnico de se comprovar mais seguramente a sobrevivência do espírito além do corpo físico.
As leis transcendentais são insuperáveis e os espíritos desencarnados vibram em faixas de ondas peculiares ao seu grau e contextura espiritual. No entanto, em consonância com o ambiente, eles também se apresentam, a rigor, com a sua indumentária imortal. O anjo descido dos planos superiores, se quiser manter contato mais direto com os homens, revestir-se-á de fluidos ajustados à graduação moral do ambiente onde pretende manifestar-se. Ele terá de suportar os maus odores, a temperatura constritiva e a pressão magnética do ambiente físico indesejável, mobilizando esforços incomuns para um intercâmbio algo satisfatório. Caso desista desse esforço heróico incomum, retomando à sua vibração original, então só poderá atuar no campo da intuição, o que, aliás, é duvidoso de êxito completo.
Após desencarnarem, os espíritos passam a viver em reinos ou esferas espirituais de conformidade com o seu campo vibratório peculiar; seja para cima ou para baixo, eles são como o peixe fora da água; sofrem o excesso de luz ao atingirem o reino superior, ou então mortificam-se ao baixar para o reino inferior. Sua vivência espiritual processa-se dentro de um campo vibratório eletivo, cujo limite esférico é extenso ou reduzido, de acordo com o seu conhecimento e a amplitude ou grau de seus sentimentos. Aí, na Terra, o homem pode viajar para qualquer latitude geográfica do orbe e o seu corpo físico adapta-se a qualquer espécie de pressão e temperatura, porque se movimenta num reino semelhante em todas as suas limitações de vida, como é a matéria. Mas do "lado de cá", onde só o "pensar" e o "sentir" são os fundamentos de vida real do espírito, o ambiente varia conforme a composição das idéias e dos sentimentos do ser.
A descida do espírito superior para os reinos inferiores sempre exige apressada redução vibratória, caso ele pretenda entrar em contato direto com os habitantes menos felizes.
PERGUNTA: - Mas se o pensamento vincula e ajusta o espírito, bom ou mau, à sua faixa vibratória de graduação espiritual, por que há necessidade de ritos e cerimônias, para se lograr um intercâmbio que existe naturalmente por força das próprias leis da Criação?
RAMATÍS: - Qualquer indivíduo, por pior que seja, pode emitir impulsos emotivos ou projetar o seu pensamento sublime até o Cristo Jesus; e será atendido em seu apelo tão razoavelmente quanto seja a nobreza da sua intenção! Da mesma forma, o homem pode convocar a assistência diabólica e logo ser atendido na sua faixa vibratória, sem necessidade de conjuras ou rituais exaustivos, pois a ele atrai, sob a regência da lei dos semelhantes, um "sócio" inescrupuloso e interessado no mesmo negócio subversivo e censurável.
Mas entre evocarmos um espírito superior pelo pensamento, rogando-lhe a graça de nos orientar, e o convidarmos para comparecer pessoalmente em nosso ambiente inferior, há considerável diferença entre os recursos que devemos mobilizar para cada caso. Ao visitante espiritual superior se oferece um ambiente adequado à sua graduação ou missão espiritual, evitando dele entrar em contato desagradável com os elementos grosseiros do meio que não lhe são afins. O raio de sol jorra prodigamente pelo vidro limpo e transparente, mas encontra enorme dificuldade para filtrar-se através de uma vidraça coberta de piche! Ademais, o ambiente higienizado e dinamizado para receber o espírito sublime torna-se desagradável e refratário à presença de espíritos mistificadores e de baixa vibração psíquica, assim como o mendigo evita penetrar na festa do milionário! Enquanto a sublimidade do meio contribui para a manifestação da vida superior, o ambiente impuro favorece a proliferação das coisas impuras.
Em conseqüência, não é de bom-senso a convocação de entidades de alta estirpe sideral, para um contato pessoal e acertos de problemas prosaicos do mundo, quando os evocadores só lhes oferecem um ambiente de fluidos agressivos e mortificantes. É presunção ou ignorância os evocadores suporem que um espírito de boa linhagem espiritual há de sentir-se satisfeito ou tranquilo, embora mergulhado nos fluidos odiosos, sensuais, invejosos, obscenos e repugnantes, que servem de repasto nutritivo para miasmas, bacilos, larvas e embriões psíquicos!
Indiscutivelmente, o espírito superior é humilde; motivo por que não hesita em baixar heroicamente no ambiente mais sórdido, desde que possa servir e amar o próximo! Mas é censurável presunção humana, convocá-lo para aspirar aos piores odores do mundo de que ele já se libertou pela ascensão espiritual. Assim como o raio de luar sobrevive à escuridão, o espírito superior também é imune à ofensiva de qualquer campo vibratório da vida inferior.
Livro: MAGIA DE REDENÇÃO
Autor espiritual: RAMATIS pelo médium HERCÍLIO MAES.

Nenhum comentário: