PERGUNTA:
- Que é o conjuro em magia?
RAMATÍS: - O conjuro é a imprecação mágica (AMALDIÇOAMENTO)
que os feiticeiros fazem, cabalisticamente, a fim de obrigar uma entidade
espiritual a manifestar-se para cumprir um serviço ou assumir certa
responsabilidade no mundo astral... .satisfeito o pedido ou feito o serviço, o
primeiro fica vinculado ao "sócio", para retribuí-lo em vida, ou
mesmo depois de desencarnado. Lembra a velha lenda do homem que vende a alma ao
Diabo, pois o enfeitiçamento só produz êxito quando consegue a colaboração
eficiente e decisiva de espíritos desencarnados e entendidos no assunto.
O conjuro é um compromisso severo,
pois nesta operação cabalística o evocador associa-se a entes invisíveis, cujo
poder e intenções ele quase sempre ignora. Por isso, aqui, no Espaço, vagueiam
e arrastam-se milhões de seres tolos, imprudentes e escravizados aos mais espertos,
aos quais se vinculam quando encarnados, a fim de praticarem malefícios e
imprudências com o auxílio diabólico...
PERGUNTA:
- E a evocação?
RAMATÍS: - É uma operação de magia cerimonial,
na qual o evocador roga à entidade, geralmente de estirpe superior, para
comparecer, sem cogitar de qualquer compromisso recíproco ou de interesse
material, como é o caso do conjuro. Enquanto o rito para o conjuro já significa
um início de negócio e conseqüente compromisso do encarnado em troca de favores
menos dignos dos peritos das sombras, a evocação é mais um convite ou apelo a
entidades amigas e benfeitoras, que comparecem espontaneamente e sem qualquer
vínculo ou obrigação posterior. Enquanto o conjuro é operação tradicional, que
atrai os "negociantes" desencarnados sob um vínculo recíproco ou
chamado para a consecução de serviços de caráter inferior, a evocação pode ser
feita a qualquer entidade, guia ou santo, que se apresentam sem preocupação de
ligações subversivas.
PERGUNTA: - Há alguma diferença entre a
evocação através de um cerimonial adrede preparado, como faziam os magos
antigos, e a evocação mental dos espíritas?
RAMATÍS: -
Indubitavelmente, a diferença é muito grande, pois na evocação através da magia
cerimonial tudo é feito de modo a identificar o espírito evocado. Por isso,
havia o rito de limpeza fluídica, o uso de roupagens imaculadas e defumadas com
alfazema, além do asseio corporal com ervas odorantes. Fazia-se a
"ionização" ou dinamização etérica do ambiente, em conjugação com a
harmonia mental dos presentes e o recitativo vibrante de "mantras"
eletivos ao padrão espiritual da entidade evocada, quer fosse um guia, anjo,
santo ou espírito familiar.
O ambiente da evocação é preparado de
modo a evitar-se qualquer influência mortificante aos espíritos evocados, os
quais são sempre de melhor estirpe sideral que os evocadores. Tudo é feito
impregnado do mais santo recolhimento, considerado, de antemão, uma graça
divina. O respeito hierárquico, aliado ao sentimento de júbilo pelo
acontecimento tão incomum, produz uma atmosfera de vibrações eletivas a
espíritos de alta envergadura espiritual. Jamais se assemelham labores tão
nobres, com certas evocações espiritistas e umbandísticas atuais, em que os
evocadores irreverentes, sádicos e céticos não passam de legistas zombeteiros
afrontando os comunicantes numa autópsia incrédula
PERGUNTA: - Mas não seria superstição e
excentricidade cercarmos as evocações de entidades superiores de ritos
infantis?
RAMATÍS: - Evidentemente, estamos comentando o
motivo dos ritos e cerimônias que os magos mobilizavam para o sucesso de suas
evocações fatigantes, mas firmadas nas mais sacrossantas intenções. Criar condições higiênicas e agradáveis
para as evocações de entidades superiores é tão natural e sensato como a atitude
do cidadão do mundo, que limpa a sua casa e veste roupa asseada para receber o
hóspede excepcional. Melhorar o ambiente para a mais fácil identificação dos "mortos"
que se comunicam, embora sejam mais importantes as suas idéias do que a
personalidade, isso não é curiosidade nem exotismo, mas um modo técnico de se
comprovar mais seguramente a sobrevivência do espírito além do corpo físico.
As leis transcendentais são
insuperáveis e os espíritos desencarnados vibram em faixas de ondas peculiares
ao seu grau e contextura espiritual. No entanto, em consonância com o ambiente,
eles também se apresentam, a rigor, com a sua indumentária imortal. O anjo
descido dos planos superiores, se quiser manter contato mais direto com os
homens, revestir-se-á de fluidos ajustados à graduação moral do ambiente onde
pretende manifestar-se. Ele terá de suportar os maus odores, a temperatura
constritiva e a pressão magnética do ambiente físico indesejável, mobilizando
esforços incomuns para um intercâmbio algo satisfatório. Caso desista desse
esforço heróico incomum, retomando à sua vibração original, então só poderá
atuar no campo da intuição, o que, aliás, é duvidoso de êxito completo.
Após desencarnarem, os espíritos
passam a viver em reinos ou esferas espirituais de conformidade com o seu campo
vibratório peculiar; seja para cima ou para baixo, eles são como o peixe fora
da água; sofrem o excesso de luz ao atingirem o reino superior, ou então
mortificam-se ao baixar para o reino inferior. Sua vivência espiritual processa-se
dentro de um campo vibratório eletivo, cujo limite esférico é extenso ou
reduzido, de acordo com o seu conhecimento e a amplitude ou grau de seus
sentimentos. Aí, na Terra, o homem pode viajar para qualquer latitude
geográfica do orbe e o seu corpo físico adapta-se a qualquer espécie de pressão
e temperatura, porque se movimenta num reino semelhante em todas as suas
limitações de vida, como é a matéria. Mas do "lado de cá", onde só o
"pensar" e o "sentir" são os fundamentos de vida real do
espírito, o ambiente varia conforme a composição das idéias e dos sentimentos
do ser.
A descida do espírito superior para os
reinos inferiores sempre exige apressada redução vibratória, caso ele pretenda
entrar em contato direto com os habitantes menos felizes.
PERGUNTA: - Mas se o pensamento vincula e
ajusta o espírito, bom ou mau, à sua faixa vibratória de graduação espiritual, por que há necessidade de ritos e
cerimônias, para se lograr um intercâmbio que existe naturalmente por força das
próprias leis da Criação?
RAMATÍS: - Qualquer indivíduo, por pior que seja, pode emitir impulsos emotivos ou
projetar o seu pensamento sublime até o Cristo Jesus; e será atendido em seu
apelo tão razoavelmente quanto seja a nobreza da sua intenção! Da mesma forma,
o homem pode convocar a assistência diabólica e logo ser atendido na sua faixa
vibratória, sem necessidade de conjuras ou rituais exaustivos, pois a ele
atrai, sob a regência da lei dos semelhantes, um "sócio"
inescrupuloso e interessado no mesmo negócio subversivo e censurável.
Mas
entre evocarmos um espírito superior pelo pensamento, rogando-lhe a graça de
nos orientar, e o convidarmos para comparecer pessoalmente em nosso ambiente
inferior, há considerável diferença entre os recursos que devemos mobilizar
para cada caso. Ao visitante espiritual superior se oferece
um ambiente adequado à sua graduação ou missão espiritual, evitando dele entrar
em contato desagradável com os elementos grosseiros do meio que não lhe são
afins. O raio de sol jorra prodigamente pelo vidro limpo e transparente, mas
encontra enorme dificuldade para filtrar-se através de uma vidraça coberta de
piche! Ademais, o ambiente higienizado e dinamizado para receber o espírito
sublime torna-se desagradável e refratário à presença de espíritos mistificadores
e de baixa vibração psíquica, assim como o mendigo evita penetrar na festa do
milionário! Enquanto a sublimidade do meio contribui para a manifestação da
vida superior, o ambiente impuro favorece a proliferação das coisas impuras.
Em
conseqüência, não é de bom-senso a convocação de entidades de alta estirpe
sideral, para um contato pessoal e acertos de problemas prosaicos do mundo,
quando os evocadores só lhes oferecem um ambiente de fluidos agressivos e
mortificantes. É
presunção ou ignorância os evocadores suporem que um espírito de boa linhagem
espiritual há de sentir-se satisfeito ou tranquilo, embora mergulhado nos
fluidos odiosos, sensuais, invejosos, obscenos e repugnantes, que servem de
repasto nutritivo para miasmas, bacilos, larvas e embriões psíquicos!
Indiscutivelmente,
o espírito superior é humilde; motivo por que não hesita em baixar heroicamente
no ambiente mais sórdido, desde que possa servir e amar o próximo! Mas é
censurável presunção humana, convocá-lo para aspirar aos piores odores do mundo
de que ele já se libertou pela ascensão espiritual. Assim como o raio de luar
sobrevive à escuridão, o espírito superior também é imune à ofensiva de
qualquer campo vibratório da vida inferior.
Livro: MAGIA DE REDENÇÃO
Autor espiritual: RAMATIS pelo médium HERCÍLIO MAES.
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