quarta-feira, 11 de abril de 2012

RESPEITO, DISCIPLINA E HIERARQUIA


A palavra Respeito tem muitas acepções, prestando-se às mais diversas aplicações. Dentre estas podemos destacar a de reverência, de receio, de consideração, de acatamento, de fazer justiça, de tolerância, etc.
A atitude respeitosa é aquela que demonstra apreço ao nosso semelhante, mesmo que dele discordemos frontalmente. Aquele que desrespeita perde a razão mesmo a tendo. O respeito é a parcela de igualdade que todo ser humano tem por obrigação demonstrar, não somente aos semelhantes, mas com toda a criação. Aquele que respeita pode vir a ser respeitado.
O Respeito é uma daquelas atitudes humanas que se desdobram em direito e dever: só pode exigir ser respeitado aquele que cumpre o dever de respeitar.
Por sua vez, a Disciplina é a virtude de quem, tendo livremente se submetido a uma ordem estabelecida por normas, a ela se submete com afinco, com presteza, com zelo. O ser disciplinado não descuida nos rumos que resolveu trilhar e trata diariamente de reafirmar os seus propósitos, dedicando-se com amor às atribuições que lhe foram confiadas, dando sempre o melhor de si.
A Disciplina não pode afastar, evidentemente, como decorrência do livre arbítrio, o necessário exame da justeza das ordens e atribuições a que nos submetemos.
Toda ordem estabelecida, inclusive a espiritual, se organiza por intermédio de leis e de competências, de tal sorte que se estabelece uma normatização e uma Hierarquia.
A Hierarquia é uma ordem de competências que se estabelece em diversos aspectos: a Hierarquia dos órgãos e dos cargos, por exemplo. Na maçonaria temos a oportunidade de nos relacionarmos com estes aspectos, de vivenciarmos nos cargos parcelas de competências e de, portanto, nos resolvermos positivamente na relação com o poder.
Além disso, a Hierarquia também se estabelece nos diversos graus pelos quais o maçom pode passar, tudo dependendo do seu próprio desenvolvimento. Este aspecto é muito importante, pois nos ensina que nada nos deve ser acrescentado que não decorra do merecimento.
Por derradeiro, é de notar que no ritual de abertura da Loja nos graus simbólicos, o Segundo Diácono responde à Venerável Mestra que ocupa aquele lugar à direita do Primeiro Vigilante para executar e transmitir as ordens deste, bem como para velar por todos que tem assento nas colunas, os quais deverão manter uma atitude de DISCIPLINA, RESPEITO e ORDEM, sendo o mesmo que declarar que o Corpo Astral responde pelo perfeito funcionamento dos órgãos.
         Or\de Porto Alegre, 05 de agosto de 2005 da E\V\
 Milton Lopes Teixeira
Mestre Maçom

Bibliografia:
Menna Barreto, Edgar; Manual de Instruções Maçônicas de Mestre; Editora Meridional “Emma”; Porto Alegre; 1969.
Peça de arquitetura apresentada na ARLSM Aldebaran n°10

Nenhum comentário: