sábado, 25 de outubro de 2014

PRUDÊNCIA DENTRO E FORA DA MAÇONARIA

Fora da Maçonaria, prudência é a qualidade de quem age com moderação, comedimento, cautela, precaução, sensatez, buscando evitar tudo o que pode ser fonte de erro ou de dano. No direito penal, a imprudência é um dos elementos da culpa, assim como a imperícia e a negligência, para a apuração da responsabilidade por danos causados sem intenção.
Prudente, portanto, seria aquele que age com o cuidado devido, exigível na situação concreta, de acordo com as suas condições de avaliação.
Podemos notar claramente que esta virtude, a prudência, é mais lembrada por sua inexistência, pela negatividade, pelos efeitos danosos que podem advir da falta de sua prática.
E o que seria a Prudência na Maçonaria?
Freqüentemente, quando estou pensando na Maçonaria e em algum tema que me é proposto, me vêm à mente algum momento da Iniciação. E neste momento lembrei-me da passagem que afirma que “o que no profano seria uma qualidade rara, não passa no Maçom do cumprimento elementar de um dever”. E por quê? Porque do menos se pode esperar o menos; do mais, mais se pode esperar. Daquele que se dedica ao estudo e à prática dos ensinamentos esotéricos se espera a afirmação do positivo; a surpresa do bem e do amor ao próximo; da luz divina e da perseverança.
Então, penso que podemos exemplificar dizendo que prudente é o Maçom que respeita o ritual, mesmo desconhecendo as conseqüências de sua inobservância; que respeita os graus, sabendo que tudo tem seu devido tempo abaixo do sol; que cumpre o dever do silêncio em respeito a sua própria palavra; que orienta o irmão em vez de repreendê-lo; que vive o divino em si em vez de apenas afirmá-lo.
Prudência, por fim, foi o que levou os noivos às virgens, na parábola do Cristo. Vigiai, pois, porque não sabei o dia nem a hora.
Or\de Porto Alegre, 04 de outubro de 2004 da E\V\
Milton Lopes Teixeira
M\ M\


Bibliografia:

Da Camino, Rizzardo; Breviário Maçônico; 3ª Edição; Madras Editora Ltda; São Paulo; 1999.
Mateus, 25. 1-13.
Dicionário Aurélio.
Ritual do Aprendiz Maçom.

Nenhum comentário: