quinta-feira, 8 de agosto de 2013

AS VIRTUDES

À GL.'. do G.'. A.'. D.'. U.'.

Augusta e Respeitável Loja  Simbólica Mista
Triângulo da Fraternidade

S.'.


 F.'.             U.'.



PEÇA DE ARQUITETURA DO GRAU DE APRENDIZ MAÇOM.
Tema solicitado pelo Ir.'. 1º Vig.'.

AS VIRTUDES:

Ao traçar  esta prancha sobre o significado das virtudes e sua importância na edificação da vida de um maçom , me deparei na pesquisa com alguns conceitos que me ajudaram na compreensão do tema solicitado. Achei bastante apropriada a definição encontrada no site da wikpédia que diz :
Virtude (latim: virtus) é uma qualidade moral particular. Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples característica ou uma aptidão para uma determinada ação boa: trata-se de uma verdadeira inclinação.
Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente.
A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Segundo Aristóteles, é uma disposição adquirida de fazer o bem, e elas se aperfeiçoam com o hábito.

Muitos outros filósofos, místicos e religiões fundadas no decorrer do processo civilizatório, elegeram as virtudes como modelos a serem perseguidos no aprimoramento moral e espiritual, sendo em muitas concepções consideradas como emanações Divinas. As virtudes seriam trilhas a serem vivenciadas em toda a sua plenitude para todos aqueles que quiserem retornar à casa do PAI.
Em nosso ritual de aprendiz, no capítulo de abertura,  quando o Venerável  pergunta  ao Irmão 1º Vigilante “ – Para que nos reunimos aqui irmão  1º Vigilante ?  o Irmão 1º Vigilante responde  - “Para combater a tirania, a ignorância, os preconceitos e os erros e glorificar o Direito, a Justiça e a Verdade; para promover  o bem estar da Pátria e da Humanidade, levantando Templos  à Virtude e cavando masmorras aos vícios;”

Desta forma verificamos a importância que a Maçonaria no seu trabalho de aperfeiçoamento do ser humano confere às virtudes. Entendo não ser possível trilhar o caminho do bem, a lapidação da Pedra Bruta, sem erguer constantemente "Templos à Virtude” Quando erguemos um Templo, o objetivo é consolidar a nossa fé em algo superior, é atrair através de um culto, uma força que nos falta, é buscar uma ligação, um sentido, um caminho. Ao cavar masmorras o vício, impedimos avanço desta manifestação imperfeita do nosso ser, retirando a sua fonte de alimentação energética, substituindo os maus hábitos pela prática em nossas vidas de hábitos saudáveis e procurando cultivar as virtudes, até que cheguemos ao ponto de lançar luz sobre a nossa sombra.

Vamos tratar das virtudes que foram solicitadas neste trabalho, relacionadas com o aprendizado maçônico.
As virtudes podem ser classificadas em: Virtudes Teologais, que seriam as virtudes que nos levam a conhecer e amar a Deus.
Estas virtudes são a Fé, a Esperança e Caridade. Estas virtudes estariam vinculadas diretamente ao plano divino, e todo o ser humano teria potencialmente dentro de si esta herança divina, pois tudo que foi criado, só tem um caminho a seguir, a Evolução. Como já referido, as Virtudes são um caminho até a perfeição e, desta forma, quem resgatar esta herança divina dentro de si e manifesta-la no seu caminhar sobre a Terra, irá progredir em direção ao PAI.
A outra classe das virtudes podem ser denominadas como  Cardeais,   assim chamadas porque elas nos orientam como os pontos  cardeais  o fazem na superfície da terra. Essas Virtudes cardeais são a  Prudência , a Justiça, a Força e a Temperança.
Estas seriam as 07 Virtudes principais, contrapondo-se aos conhecidos 07 pecados  capitais. Destas Virtudes principais derivam todas as demais, inclusive a Sabedoria.

A Fé: Princípio Divino, responsável pela religiosidade dos seres. Força criadora e impulsionadora do Homem em direção ao Bem.
Nós maçons ao acreditarmos no Grande Arquiteto do Universo como o criador de tudo e de todos, em nós mesmos pela capacidade de nos melhorarmos continuamente, e em nossos irmãos, estamos praticando esta Virtude. Temos aprendido que para ingressar na Maçonaria não é necessário ser praticante de alguma religião, mas me parece impossível ingressar e continuar dentro desta Fraternidade, sem termos uma religiosidade no seu sentido mais profundo de ligação com Deus. A Fé precisa ser vivenciada de forma racional e consciente, de forma que seja um processo evolutivo. A distorção deste fundamento leva ao fanatismo, que é a subversão deste dom Divino.

A Esperança: Esta Virtude é responsável pela perseverança diante das dificuldades no caminho. É o que faz nos mantermos firmes em nossos ideais, apesar de todas as dificuldades e impedimentos que surgem para que nos desviemos do caminho do Bem.
Encontrei uma definição interessante sobre a interpretação da carta do tarô mitológico em que a esperança é retratada como a ESTRELA.
 ¨ No nível psicológico, a imagem de Pandora e a Estrela da esperança são os símbolos de uma parte do ser humano que, a despeito das frustrações e desapontamentos, da depressão e das perdas, ainda tem forças para se agarrar ao sentido da vida e o futuro que poderá superar a infelicidade do passado".
A Caridade: Esta Virtude também é chamada de AMOR.
Princípio Divino emanado de Deus, força agregadora universal.
Todo o ato da criação é um gesto de Amor de Deus. Tudo que existe é uma dádiva do Criador. Esta doação fica evidente na observação da natureza, que distribui suas benesses a todos sem distinção. Ao Sol que inunda a tudo com sua energia sem pedir ou exigir nada. As plantas e animais que se doam para o sustento e cura dos homens. O Maçom deve reconhecer a presença de Deus dentro de si, isto já é uma prova de Amor, deve reconhecer a presença divina também em todos os seus irmãos e em todos os seres da natureza. O ato da caridade deve fazer parte da vida de todos nós. Assim como recebemos aquilo que precisamos, devemos dar aquilo que podemos dar, sem afetar o equilíbrio natural. Em nosso ritual de aprendiz, observamos que este ato de doação acontece mais visivelmente nos troncos de solidariedade e na Cadeia de União. É de conhecimento público que a Maçonaria presta um serviço de relevância na assistência aos necessitados.
Talvez, um dos significados do Sol no quadro de Aprendiz possa representar esta virtude.

A Prudência: A virtude responsável pelo uso da razão e do discernimento no saber escolher os meios e os caminhos que devemos seguir, de forma que alcancemos o Bem.  O agir de forma equilibrada, medindo os nossos atos. Pensamentos, sentimentos e uso da palavra são exemplos do exercício desta virtude que nos faz caminhar da forma mais segura pelos caminhos da existência. Observo que na Maçonaria a Prudência é praticada em todos os sentidos. A preparação do aprendiz e de todos os postulantes aos diversos graus é regrada pela pratica da prudência, pois o conhecimento que é transmitido deve encontrar no receptor as condições necessárias para que ele consiga entender o real significado do que é ensinado, e possa  aplicar,  com correção, discernimento  e responsabilidade no seu desenvolvimento, sem correr riscos que podem ser prejudiciais ao seu progresso


  A Justiça: Virtude que leva tudo ao equilíbrio perfeito. Cada um receberá somente aquilo que é seu de direito. Sabemos que quando é transgredido este Valor, que é também uma Lei Divina, ficamos desequilibrados e só conseguimos sair desta situação quando de alguma forma resgatamos ou repomos aquilo que gerou o desequilíbrio. Deus é perfeito porque é justo, e se duvidarmos disto pela nossa ignorância, vamos agir de forma totalmente equivocada e nos afastar do verdadeiro caminho, pois em vez de subirmos a escada da evolução (Escada de Jacó), vamos complicar nossa existência como Espíritos Humanos e vamos sofrer as conseqüências de nossas ações até termos condições de entender esta verdade divina e retomar novamente o caminho.
 A Força: A virtude da Força é a energia necessária para que enfrentemos todas as dificuldades e obstáculos e não venhamos a sucumbir em nossa caminhada em direção ao Bem. Quando entramos em um movimento de cunho espiritualista ou filosófico, buscamos sempre a força destes lugares, pois só assim nos sentimos motivados a continuar progredir nestes ensinamentos.
A força é o que movimenta tudo, tanto no sentido material como no espiritual. Percebo que os trabalhos rituais na Maçonaria são sempre movimentadores de energias em todos os níveis.
Praticar esta Virtude é manter a força de vontade, a persistência,  o não  esmorecer nas dificuldades, é ter dentro de si a motivação e a coragem de ir em frente e não estagnar.
A Temperança: Virtude moderadora, pois coloca a medida certa em cada um de nossos atos e na nossa percepção dos atos dos outros. A virtude da temperança confere ao homem a parcimônia consigo mesmo e com os seus irmãos. A temperança esta ligada com a Misericórdia, que é um atributo Divino que dá a todos a oportunidade de se recuperar de seus erros e faltas.
 A Justiça sem a Temperança se torna despótica. Nós todos somos imperfeitos e em vários momentos de nossa existência erramos. Por isso devemos cultivar intensamente esta virtude. Entender a nossa falibilidade, e a de nossos irmãos, nos dar novas oportunidades e também àqueles que julgamos que nos prejudicaram, é praticar esta virtude.

 A Sabedoria: É a virtude que confere a capacidade de agir de forma correta em todas as circunstâncias, com base em conhecimentos vastos, na experiência e na própria realidade. Pode-se observar o perfeito equilíbrio de todas as virtudes quando a sabedoria está presente. Acredito ser este o principal objetivo que devemos alcançar, ou seja, saber aonde se quer chegar e saber caminhar até chegar lá.

Or.'.   de Porto Alegre,  12  de Junho   de  2013 da E.'. V.'.
E.'. O.'. D.'.
Apr.'. M.'.
Bibliografia:
-Ritual do Aprendiz Maçom GR 1- Oriente de Porto Alegre (RS)
-O Tarô Mitológico – Juliet Sharman- Burke e Liz Greene.
-Texto as virtudes teologais  e a escada de Jacó – Irmão Jerônimo Coelho-    Laguna
- A Arte de Viver –Filosofia Popular -   Ramiro  Sápiras
-Wikpédia

- Diversos sites na internet – conteúdos maçônicos.

Nenhum comentário: