segunda-feira, 13 de agosto de 2018

CORAGEM


À GL.’. do G.’. A.’. D.’. U.’.
Augusta e Respeitável Loja Maçônica Simbólica Mista Triângulo da Fraternidade
S.’. F.’. U.’.
Primeira peça de arquitetura do grau de Aprendiz Maçom.
Tema solicitado pelo Ir.’. 2° Vig.’.:
Impressões sobre a iniciação - Coragem.
 
Segundo o Dicionário Hauaiss da Língua Portuguesa: verbete coragem (do latim coraticum, do francês cor-age(1-s.f).
A coragem é a capacidade (muitas vezes tida como virtude) de agir apesar do medo, temor e da intimidação. Deve-se notar que coragem não significa ausência de medo, e sim a ação apesar deste.
O contrário de coragem é tida normalmente como covardia.
O homem sem temor motiva-se a ir mais além. Enfrenta os desafios com confiança e não se preocupa com o pior. O medo pode ser constante, mas o impulso o leva a adiante. Coragem é a confiança que o homem tem em momentos de temor ou situações difíceis, é o que o faz viver lutando e enfrentando os problemas e as barreiras que colocam medo, é a força positiva para combater momentos tenebrosos da vida.
Platão correlaciona coragem, razão e dor. A coragem é o uso da razão a despeito do prazer. Coragem é ser coerente com seus princípios a despeito do prazer e da dor.
Os animais (mesmos os irracionais) demonstram coragem principalmente devido aos seus instintos primitivos e pelas necessidades de sobrevivência. Por exemplo, um pássaro que sai de seu ninho sabe que pode morrer, mas a necessidade de sobrevivência fala mais alto nele e assim surge a coragem.
Os seres humanos (diferentemente dos animais irracionais) tem uma psiquê muito influente em suas atitudes, portanto, seus medos e coragem variam muito de uns para os outros, dependendo do ambiente no qual vivem (e no qual viveram quando mais jovens), da educação que receberam, de suas crenças, de com quem eles convivem socialmente e etc.
Isto posto, externo minha percepção: ao adentrar no Templo apoderou-se de mim uma coragem que permitiu entregar-me ao rito sem medo, com coragem e determinação, desejosa de participar e estudar os princípios da maçonaria, que será meu guia e norteará minha existência, neste plano, preparando-me para o enfrentamento dos obstáculos que se apresentarão no decorrer da nova caminhada, trilhando os caminhos da virtude e do bem universal.
 
Or.’. de Porto Alegre, 09 de julho de 2018 da E.’. V.’. 
                                                       Neiva Rasbold
                                                          Apr.’. M.’.
Bibliografia:
(1) Dicionário Hauaiss da Língua Portuguesa: verbete coragem.
(2) Fonte: Wikipédia: enciclopédia livre - 26 de junho de 2018